Nos últimos tempos temos visto uma sociedade engajada quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este assunto está em todos os lugares, sejam nas olimpíadas, redes sociais, marcas de roupas, indústrias nacionais e internacionais, dentre outros. Com esse crescimento positivo e importante, houve também uma crescente participação dos órgãos fiscalizadores e da legislação ambiental, fatores esses que influenciaram e impulsionaram a gestão ambiental no mundo dos negócios.

De acordo com a Resolução Conama nº 306 de 5 de julho de 2002, a Gestão Ambiental é definida como “a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação do sistema de gestão ambiental.” Ou seja, somente através de práticas adotadas para minimizar os impactos ambientais causados pela ação humana sobre os recursos naturais, a gestão ambiental aparece como uma solução fundamental para que os empreendimentos cumpram suas obrigatoriedades ambientais. Sabemos que há uma infinidade de empresas que se comprometem em melhorar seu desempenho ambiental não somente pelas autuações e pagamentos de multas, e sim, pela responsabilidade e comprometimento com a sociedade e o meio ambiente.

Quais são os benefícios da Gestão Ambiental para minha empresa?

Redução de custos: empresas que adotam a Gestão Ambiental passam a evitar desperdícios e a reutilizar materiais que, até então, eram descartados. Além disso, os gastos com multas também diminuem, já que a empresa passa a deixar de descumprir leis ambientais. Com isso, os custos são reduzidos e a lucratividade é beneficiada;

Conformidade legal: a gestão ambiental permite o cumprimento dos requisitos e legislação ambientais cabíveis ao empreendimento de maneira assertiva;

Aceitação do público: cada vez mais os consumidores querem saber a origem daquilo que estão comprando. Procuram conhecer a marca, ficar por dentro de seus ideais e compreender se ela contribui com o meio ambiente. Ao adotar a Gestão Ambiental, a empresa associa a sua imagem à preservação do meio ambiente e consequentemente, será vista com bons olhos pelos consumidores e investidores;

Conquista de novos mercados nacionais e internacionais: a preocupação ambiental se tornou um fator de competitividade que facilita a expansão em novos mercados, nacional e internacional;

Possibilidade de obter melhores financiamentos: Uma empresa com um bom desempenho ambiental tem mais facilidade em conseguir financiamentos junto a bancos e órgãos ambientais.

Aqui na Cedro, temos profissionais especializados para atuar em todo o território nacional com a garantia de um processo de acordo com a legislação ambiental. Para mais informações, entre em contato conosco!

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